5 conselhos financeiros para poupar ao longo da vida

Poupança

5 conselhos financeiros para poupar ao longo da vida

2 min Partilhar 21 de Novembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Conselhos de vida

Todos queremos melhorar a nossa vida, certo? Neste artigo, deixamos-lhe 5 conselhos financeiros práticos que podem fazer toda a diferença na sua saúde financeira ao longo da vida. Reflita e veja como pode mudar de vida com pequenos gestos simples. Fácil?

Faça um orçamento familiar exigente

A ideia de um orçamento familiar é já muito batida. O orçamento é visto como uma ferramenta importante de controlo do destino que damos ao nosso dinheiro. No entanto, falamos aqui de algo um pouco diferente. Sugerimos que construa um orçamento familiar realista e exigente. Realista para ser um espelho da sua realidade financeira e da verdade da sua vida. Exigente para que consiga mudar de vida, definindo objetivos e os caminhos para os atingir.

Constitua rapidamente um fundo para emergências

A falta de poupança é meio caminho andado para o drama financeiro. Pode parecer algo… dramático, mas se não dispõe de uma poupança para emergências estará a convidar os problemas financeiros a entrar na sua vida. Isto porque as emergências acontecem e o cartão de crédito está sempre disponível para qualquer eventualidade.

Defina objetivos e trace caminhos

No início do ano temos resoluções de ano novo. Em Setembro temos resoluções de novo ano letivo. Por que não definir objetivos de curto, médio e longo prazo e perceber o que precisa de fazer para os atingir? Verá que consegue uma maior motivação e que atingirá os objetivos muito mais rapidamente, porque coloca tudo em contexto. Os seus esforços. Os seus sacrifícios. E orienta a sua família para o sucesso financeiro, ao mesmo tempo que consegue educar financeiramente os seus filhos e a força-los a tomar opções.

Tenha uma boa carteira de seguros

Os seguros são algo essencial e muito presente nas nossas vidas, mesmo que não tenhamos noção disso. Infelizmente, tendemos a contratar apenas os seguros obrigatórios, como sendo o seguro automóvel contra terceiros. No entanto, estamos cada vez mais a ser forçados a contratar e a reconhecer as valias de alguns seguros, como sendo o seguro de saúde, os seguros de vida e doenças graves ou mesmo os seguros financeiros, para prepararmos as nossas reformas. Nunca se esqueça que os seguros servem para garantir a segurança financeira da sua família e não esqueça também que o barato pode sair caro.

Faça um PPR ou um fundo de pensões

Os PPR ou os fundos de pensões são aplicações financeiras cada vez mais na carteira das famílias portuguesas. São produtos cada vez mais populares e cuja popularidade será crescente, numa sociedade em que a Segurança Social não poderá continuar a suportar financeiramente todas as pessoas. Logo, teremos de procurar soluções para fazermos o nosso pé-de-meia, com vantagens para o seu conforto e qualidade de vida.

Estas dicas e outros conselhos podem fazer toda a diferença quando falamos da nossa qualidade de vida. O dinheiro tem uma função e devemos dar-lhe a importância que tem. Nem mais nem menos. Para isso, temos de refletir, perceber o que mais valorizamos e depois encontrar soluções para atingir os nossos objetivos.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros