Como escolher um seguro de saúde?

Seguro de Saúde Seguros

Como escolher um seguro de saúde?

4 min Partilhar 15 de Maio, 2020

Search
Generic filters
Exact matches only
seguro de saúde

A importância de um seguro de saúde tem crescido nos últimos anos. Neste artigo vamos debater a necessidade de contratar um bom seguro de saúde e apresentar alguns critérios para escolher o melhor seguro de saúde para si.

Porque devo contratar um seguro de saúde?

Muitas pessoas consideram que a despesa com os seguros de saúde é excessiva. Outas pensam que não precisam de seguros porque o Serviço Nacional de Saúde acaba por suprir as suas necessidades. Sendo certo que temos ótimos profissionais no SNS e que em caso de urgência extrema podemos contar com os hospitais da rede pública, é também certo que:

  • Atravessámos vários anos de desinvestimento na rede hospitalar;
  • A equipa médica no SNS não está devidamente dimensionada;
  • As listas de espera são excessivas;
  • O conforto nestes hospitais deixa muito a desejar.

Estes e outros critérios são suficientes para justificar a necessidade de encontrar alternativas isto se não quiser ser tratado nos corredores dos hospitais ou ter de esperar meses para ter uma consulta de especialidade. Por último, os impactos da recente pandemia vão-se fazer sentir por muito tempo, dado que tivemos milhares de consultas, cirurgias e exames a ser adiados (se as listas de espera eram grandes e a capacidade reduzida, a tendência será para se agravarem ainda mais).

Não devemos brincar com a saúde

Esta é uma máxima que muitas vezes esquecemos. Em situação de necessidade acabamos muitas vezes por adiar tratamentos e visitas ao hospital. Não costumamos fazer check-ups regulares e acabamos por brincar com a nossa saúde. Infelizmente, tendemos a focar-nos no que precisamos quando não podemos fazer nada. Não é por acaso que costumamos ser contactados por pessoas em busca de seguros de saúde sem períodos de carência. Os seguros representam um papel importante na segurança e estabilidade financeira das famílias e empresas.

Vantagens do seguro de saúde

Um bom seguro de saúde tem um conjunto de vantagens e de características de grande valia para os seus detentores. Destacamos algumas vantagens de um bom seguro de saúde:

  • Liberdade de Escolha – Se tem um seguro de saúde tem toda a liberdade para escolher o prestador de serviços de saúde. Pode pesquisar pelo melhor médico da especialidade que precisa. Pode escolher o hospital com maior qualidade e conforto para ter o seu parto. Pode escolher os melhores tratamentos porque terá um apoio financeiro e acesso a preços mais baixos (franquias).
  • Acesso aos melhores cuidados de Saúde – Se não tem um seguro de saúde tem de se sujeitar ao médico do hospital ou do centro de saúde da sua área de residência. Não dizemos que estes não sejam os melhores cuidados para si, mas com alguma probabilidade não terá os tratamentos de que precisa. Adicionalmente, um seguro de saúde pode dar-lhe a liberdade para recorrer a especialistas internacionais.
  • Evite filas de espera – Quem nunca foi ao hospital público e teve de ficar horas à espera de uma consulta? E quem precisa de uma consulta de especialidade ou de um tratamento, por mais simples que seja, e teve de esperar meses para que a sua vez chegasse? Ao ter um seguro de saúde não tem de se sujeitar às filas de espera. Pode requerer os melhores tratamentos quando deles precisa. Talvez tenha de esperar uns dias, mas não terá de esperar meses. Meses que podem custar a sua vida…

Será que o preço do seguro de saúde não se justifica?

As diversas vantagens dos seguros de saúde têm um custo associado. Na realidade, não podemos pedir a uma companhia de seguros que nos pague os nossos cuidados de saúde sem que tenha algo em troca. O que damos em troca é o pagamento de um prémio de seguro mensal. Dependendo das coberturas o preço poderá ser maior ou menor. No entanto, os benefícios justificam o custo, especialmente tendo em conta as taxas moderadoras aplicáveis.

Quais as principais coberturas do seguro de saúde?

Existem diversas coberturas que poderá contratar no seu seguro de saúde. Pode contratar mais ou menos coberturas dependendo das suas necessidades. No entanto, existem algumas coberturas essenciais:

  • Hospitalização – Uma cobertura que paga as despesas de hospitalização e todas as despesas associadas (consultas médicas, material de tratamento, etc);
  • Ambulatório – Esta cobertura paga-lhe todos os custos associados a consultas médicas e tratamentos em ambiente ambulatório. Esta é a cobertura que mais encarece os contratos de seguro pois é aqui que são realizadas a maioria das despesas.

Poderemos contratar muitas outras coberturas, como sendo proteção dentista, pagamento de medicamentos, comparticipação de despesas com óculos, entre muitas outras.

Fatores a ter em conta na escolha do seu seguro de saúde

Destacamos um conjunto de fatores que deverá ter em conta na escolha do seu seguro de saúde:

  • Custo mensal – O prémio mensal que paga no seu seguro de saúde, que depende dos fatores abaixo referenciados;
  • Franquias – A franquia é a percentagem do tratamento que é suportada pelo segurado. Assemelha-se a uma taxa moderadora;
  • Período de carência – O período de carência é o espaço de tempo em que não poderá usar as coberturas do seu seguro de saúde. A existência de períodos de carência destina-se a evitar que a pessoa segura contrate o seguro para usar logo, um prejuízo significativo para a companhia de seguros.
  • Rede de prestadores – Os hospitais, clínicas e clínicos a que poderá ter acesso com preços convencionados. Outros prestadores poderão ser contratados mas em regime de reembolso.
  • Exclusões – Associado a coberturas, pode existir um conjunto de exclusões de comparticipação. Por exemplo, se tem uma doença respiratória poderá ter uma exclusão, o que significa que os tratamentos associados a essa doença não são comparticipados pelo seu seguro.

Cuidado no preenchimento da proposta de seguro

Deixamos um alerta relativamente ao preenchimento das propostas de seguros de saúde. Sendo certo que podemos ter agravamentos no preço a pagar por fatores como problemas de saúde, podemos ser tentados a não dizer a verdade no preenchimento da proposta de seguro. Devemos ter em mente que falsas declarações podem representar um contrato nulo o que nos poderá prejudicar em caso de necessidade.

Como escolher o melhor seguro de saúde?

Como vemos, existem múltiplos produtos, diversas coberturas, companhias e campanhas promocionais. Assim, faz sentido pesquisar por diversas alternativas e fazer simulações para vários casos. Pode ajudar o recurso a um consultor especializado que conhece a oferta do mercado, que tem acesso a campanhas de desconto e que o poderá aconselhar para que escolha a melhor alternativa para si. Para tal, bastará preencher o formulário de seguro de saúde abaixo.

SIMULE SEM COMPROMISSO

Declaro que aceito os Termos e Condições e a Políticas de Proteção de Dados. Aceito que os meus dados pessoais sejam processados pela Reorganiza Seguros no âmbito da atividade de Mediação de Seguros.
Gostaria de receber a newsletter da Reorganiza Seguros no meu email.
Aceito ser contactado pela Reorganiza Seguros para aconselhamento em outras formas de poupança (Crédito e Produtos de Aforro).

O que fazer para mudar de seguro?

Caso queira mudar de seguro de saúde saiba que poderá manter a isenção dos períodos de carência. Ou seja, poderá ter a portabilidade desta isenção, bastando para tal passar essa informação à nova companhia de seguros



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros