Porque deve confiar a gestão da sua poupança a uma seguradora?

Investimento Poupança

Porque deve confiar a gestão da sua poupança a uma seguradora?

2 min Partilhar 21 de Novembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Investimentos

As companhias de seguros não costumam ser consideradas quando falamos de aplicações financeiras, sendo tradicionalmente preferidos os bancos. Neste artigo dizemos-lhe porque pode (e deve) confiar a gestão do seu dinheiro a uma seguradora.

Sabe qual o principal negócio de uma seguradora?

A pergunta pode ter uma resposta bastante básica, e provavelmente errada. Se é verdade que as companhias de seguros protegem um terceiro das consequências de um sinistro, limitando assim os riscos, o mesmo não significa que este seja o seu principal negócio. Na prática, o prémio do seguro é uma estimativa das consequências de um sinistro (avaliadas em termos financeiros e probabilidade de ocorrência). Esse prémio é depois investido enquanto os sinistros não ocorrem.

Daqui percebemos que o investimento financeiro dos prémios é a principal ocupação de uma companhia de seguros. O dinheiro é-lhes confiado durante um determinado período, no qual não acontece o sinistro. Logo, a gestão de ativos é uma das grandes valias e competências da companhia de seguros, podendo estas competências ser colocadas ao serviço das famílias e das suas poupanças.

Bancos há muitos e vários

Do outro lado, temos uma panóplia de bancos e de instituições financeiros. Uns são mais voltados para a concessão de crédito. Outros preocupam-se mais com os investimentos. Uns ganham dinheiro com comissões. Os outros talvez não ganhem assim tanto dinheiro. A grande mensagem que queremos passar é que pode fazer sentido procurar instituições especializadas, em detrimento de instituições com uma oferta mais generalistas. Tal não significa que não façam um bom serviço, mas diz-nos a experiência (e a ausência de conflitos de interesses) que a especialização tem as suas vantagens.

Um pequeno problema com a concessão de crédito

Um alerta que não podemos deixar de passar relativamente aos bancos prende-se com uma das características do seu negócio em específico. A generalidade dos bancos concede crédito e o crédito tem associado um risco de incumprimento. Dependendo da avaliação de riscos e a sua apetência a assumir estes mesmos riscos, pode existir um risco para o depositante. Aliás, bastará ver o que aconteceu em Portugal e no mundo no auge da crise financeira, onde a banca atravessou um período bastante conturbado, inclusivamente com a nacionalização de alguns bancos.

Quais as vantagens das companhias de seguros na gestão do seu dinheiro?

As companhias de seguros podem ter produtos e serviços com vantagens para os seus clientes no que toca a gestão das suas poupanças. Podemos destacar algumas:

  • Gestão profissional;
  • Solidez das companhias de seguros, devendo-se mesmo assim acautelar uma correta análise da credibilidade da seguradora;
  • Disponibilização de aplicações com benefícios fiscais, como sendo os seguros de capitalização (tipicamente de capital e taxa de juro garantida) e os seguros unit linked (tipicamente sem garantia de capital e de retorno).

As soluções de poupança disponibilizadas pelas companhias de seguros e muitas vezes comercializadas pelos bancos podem ser interessantes na diversificação da sua carteira de investimentos. Conheça as soluções que comercializamos e tire as suas dúvidas. Depois… bem, aproveite e ganhe dinheiro com benefícios fiscais.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros