Porque tem de começar já hoje um PPR?

Investimento Poupança e Reforma Reforma

Porque tem de começar já hoje um PPR?

2 min Partilhar 21 de Novembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Reforma

Temos falado sobre a importância da preparação da reforma e sobre os motivos pelos quais devemos ter mais consciência da poupança para o longo prazo. Neste artigo vamos falar-lhe das potencialidades dos PPR para o atingimento dos seus objetivos de longo prazo.

O que é um PPR?

O PPR ou plano poupança reforma funciona como um típico fundo de investimento. É uma aplicação financeira para o investimento das suas poupanças para a reforma. O dinheiro é investido por uma equipa de gestores profissionais num conjunto predeterminado de produtos financeiros (sejam obrigações, ações ou outros) com um objetivo de retorno em mente.

Com o objetivo de incentivar o aforro de longo prazo e a preparação financeira da reforma, foram concedidos benefícios fiscais muito relevantes a quem investe nestes produtos. Neste contexto, destacamos:

  • Benefícios à entrada, a possibilidade de dispor de deduções à coleta;
  • Benefícios ao longo do contrato, com o imposto sobre lucros a ser remetido para a altura da movimentação dos fundos;
  • Benefícios à saída, com uma taxa de imposto sobre mais-valias decrescente como tempo.

O PPR tem um nome enganador

Se o seu objetivo de investimento é o longo prazo mas se não quer estar limitado a situações de reforma, deve mesmo assim considerar os PPR como eventuais alternativas de investimento. Isto porque apesar de ser denominado plano poupança reforma tal não significa que não pode movimentar o dinheiro sempre que o deseje. Sim, é recomendável que mantenha o dinheiro investido pelo máximo tempo possível para que consiga obter maiores níveis de retorno e maximizar os benefícios fiscais. No entanto, pode desmobilizar o dinheiro sempre que o desejar, devendo estar consciente de eventual perda de benefício fiscal (que não é garantida).

Quais os benefícios dos PPR?

  • O PPR tem um conjunto de vantagens que importa conhecer de modo a ganhar um incentivo adicional ao seu esforço de poupança. Podemos destacar:
  • Facilidade de diversificação de risco por ativo, geografia ou moeda;
  • Montantes mínimos de investimento reduzidos, facilitando o seu esforço de poupança ao mesmo tempo que diversifica os seus riscos;
  • Gestão profissional;

Um último benefício que se assumiu como bastante relevante na crise financeira que atravessamos prende-se com a forma jurídica do fundo de investimento. Na prática, quando falamos de PPR falamos de fundos de investimento autónomos, querendo isto significar que estes são fundos segregados que não respondem pela falência da sociedade gestora. O dinheiro é seu e terá de lhe ser entregue nas condições acordadas.

Porque tem mesmo de investir num PPR?

O PPR é um dos grandes produtos de investimento dos nossos dias. Assume a generalidade das características de um fundo de investimento (daí ser importante perceber a política de investimentos, o perfil de risco, as garantias de capital e afins) mas com um conjunto de benefícios fiscais muito relevante. Caso o seu objetivo seja exclusivamente poupar para a reforma, poderá escolher os fundos de pensões como outra alternativa válida. Com estes produtos saberá que apenas pode movimentar o dinheiro na reforma (ou noutras condições limitadas por lei), garantindo que atinge os seus objetivos.



Comments (1)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros