Quem disse que é impossível poupar dinheiro?

Poupança

Quem disse que é impossível poupar dinheiro?

2 min Partilhar 21 de Novembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Poupar dinheiro

Se quer mesmo poupar dinheiro tem de conhecer esta dica de ouro. Quem disse que é impossível poupar? Se seguir esta dica vai conseguir poupar e atingir os seus objetivos. Não acredita?

Sabia que somos uns preguiçosos?

O ser humano é um ser preguiçoso. Não queremos ter trabalho e tipicamente escolhemos o caminho de menor resistência. Isto é visível em muitos pequenos exemplos nas nossas vidas. Já pensou porque é que os bancos estão sempre a subir as comissões que cobram aos seus clientes? Sim, pode existir mais serviço e mais qualidade. Mas os bancos percebem que os seus clientes não vão mudar. Porque somos preguiçosos. Porque custa muito mudar.

Porque não usar a preguiça a nosso favor?

É verdade que somos preguiçosos e que não queremos ter trabalho. No entanto, é possível usar estas características a nosso favor. Basta para tal iniciarmos um programa de entregas para uma conta ou aplicação financeira. O processo é simples:

  1. Escolha a aplicação financeira que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos, pensando no seu horizonte de investimento e no seu perfil de risco;
  2. Escolha um valor para entregar todos os meses, analisando o seu orçamento familiar para manter a consistência e para que consiga poupar todos os meses sem falta.
  3. Esqueça que está a poupar e aproveite a vida.

É tão bom esquecer que estamos a poupar…

Diz-nos a experiência que a maioria das pessoas que utiliza este processo acaba por se esquecer que está a poupar. Talvez nos primeiros meses sinta a diferença mas acabará por se adaptar a uma nova realidade, aquilo que chamamos o efeito escassez. Ao criar uma escassez artificial estará a forçar-se a mudar os seus hábitos de vida e a cortar custos. Como o processo é automático e sem a sua influência, irá poupar à medida que o tempo passa. Mas como tenderá a não consultar a sua conta bancária com regularidade, nem se aperceberá que está a poupar, um pouco na lógica da “chuva molha tolos”.

Qual a aplicação financeira que garante que não mexe no dinheiro?

Sabia que existem diferentes probabilidades de movimentar o dinheiro em diferentes tipos de aplicações financeiras? Falamos aqui da liquidez das aplicações financeiras, mas também da nossa disposição para mexer no dinheiro. Talvez se sinta confortável a desmobilizar um depósito a prazo mas com grande probabilidade não tem o mesmo à vontade a movimentar o seu crédito habitação ou um PPR. Assim, se quer mesmo garantir que está a poupar para o longo prazo, sugerimos que escolha entre um PPR e um fundo de pensões. A vantagem do PPR é que o pode movimentar antes da reforma, com determinadas condições. No caso do fundo de pensões, garante que estará a poupar para a reforma.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros