Será que devo confiar o meu dinheiro a uma equipa de gestão profissional?

Investimento Reforma

Será que devo confiar o meu dinheiro a uma equipa de gestão profissional?

2 min Partilhar 21 de Novembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Gestão Ativa

A gestão do investimento pode ser entendida como algo complexo ou mesmo como entediante. Muitas pessoas optam por recorrer a uma equipa de gestão profissional para escolher as melhores alternativas de investimento. Neste artigo vamos falar-lhe das vantagens de recorrer a uma equipa de gestão profissional.

Tem o conhecimento necessário para investir?

O mundo dos investimentos e a gestão de uma carteira diversificada por diferentes tipos de ativos pode ser algo complexo. Implica conhecer os riscos e potencialidades de vários ativos, como sejam ações, obrigações ou mesmo outras aplicações alternativas. Adicionalmente, temos de acompanhar a informação financeira e perceber os seus impactos na nossa carteira de investimentos. A gestão profissional pode ser a solução para todos aqueles que não têm o conhecimento necessário e que não querem aprofundar este conhecimento.

Tem tempo para dedicar ao investimento?

Pode ter o conhecimento necessário mas não ter o tempo necessário para se dedicar a escolher os melhores investimentos e a acompanhar a sua carteira. Ou pode não ter nem conhecimento, nem tempo nem disponibilidade para investir. Ao recorrer a um gestor profissional está a passar esse trabalho para terceiros, podem viver um pouco mais despreocupado.

Consegue dominar as suas emoções?

O mundo dos investimentos é um mundo de loucuras. Um mundo de ganância e de medo, emoções que acabam por colocar em perigo as suas poupanças. Investir implica pensar, analisar e ter sangue frio para decidir. Se não consegue dominar as suas emoções talvez faça sentido pedir ajuda a uma equipa profissional. Esta equipa não está imune a emoções mas tem a vantagem de estar a gerir o dinheiro dos outros. Sim, podemos argumentar que podem estar ocupados a gerir também as suas carreiras.

Tem capital suficiente para diversificar riscos?

A diversificação de riscos implica que tenhamos o capital suficiente para comprar várias títulos de diferentes classes de ativos. Esta diversificação obriga-nos a um investimento excessivo que estará certamente vedado à maioria das famílias. Logo, o recurso a fundos de investimento ou outras soluções de gestão coletiva que engloba o capital de diversos investidores numa mesma carteira.

Quer ter acesso a produtos e estratégias alternativas?

Os investidores particulares podem não ter acesso a vários produtos, mercados ou estratégias alternativas, seja por uma questão de conhecimento ou de dimensão das suas carteiras. Assim, o recurso a instrumentos de investimento coletivo pode ser a solução.

Sabe gerir os seus riscos?

A gestão do risco, a par da alocação de ativos, é tarefa essencial para o sucesso de qualquer carteira de investimento. As carteiras profissionais têm acesso a sistema de controlo e gestão de riscos que podem fazer a diferença na sua carteira e no seu retorno.

Apresentamos 6 questões que o poderão levar a recorrer a gestores profissionais, naquilo que é conhecido com a gestão ativa. Tenha em mente que a gestão ativa não está imune a críticas, sendo a sua qualidade posta em causa devido a retornos piores do que outros instrumentos de gestão passiva (nomeadamente os fundos índices). Esta crítica tem razão de ser, na medida em que os gestores profissionais têm de ser remunerados (comissões de gestão) e a sua atividade implica transações (comissões de compra e venda e impostos) que podem comprometer os seus retornos. No entanto, este pode ser o custo a pagar para investir de forma despreocupada.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros